Peixes
 Plantas
 Galeria de Aquários
 Doenças
 Acessórios/Produtos
 Artigos
 Links
 Vídeos
 Glossário
 Publicações
Foto destaque
Ludwigia inclinata
Topsites de Aquarismo
Seja bem-vindo
Cadastre-se e tenha acesso a todas as vantagens. Clique aqui
Usuário:
Senha:
- quarta-feira, 30 de julho de 2014
Home >> Peixes >> Tetra Mato Grosso

Foto divulgação Mucio de Biagio

Tetra Mato Grosso

O Mato Grosso é um peixe agressivo com peixes lentos e de caudas grandes, passando grande parte do seu tempo correndo um atrás do outro e beliscando as barbatanas volumosas de outros peixes. Devemos mantê-los em cardumes e preferível aquários plantados. São peixes pequenos, resistentes e muito populares. Procura marcar seu território e tem a cor avermelhada que fica mais intensa quando bem alimentado com ração e alimento vivo.
Nome Popular: Tetra Mato Grosso
Nome Científico: Hyphessobrycon eques
Familia: Characidae (Caracídeos)
Origem: Rio Paraná (Brasil)
Sociabilidade: Grupo
Comportamento: Agressivo
pH: 6.7
Temperatura: 25ºC
Tamanho do Aquário: 50 litros
Tamanho do Peixe: 4 cm


Comentário(s):
Data: 21/10/2013 Autor: Ramon Almeida
Acabo de montar um aquario
eu acabei de montar um aquario coloquei cascalho de rio uma plantinha natural e uma pedra calcaria no meio estou com alguns peixeis neons,mato grosso e um da car vermelha mas eles estao sem cor eu podia colocar essa pedra calcaria mesmo?
Data: 14/10/2013 Autor: Matheus Alves
Quanto tempo vive
Ola queria saber quanto tempo ele vive,entre 5 meses nao sei..
Data: 11/06/2013 Autor: Isabel Brusque
Dúvida.
Tenho 3 no meu aquário com 6 paulistinhas. Tem um treta que está opaco e dá pra ver que está doente e os outros dois bem coloridos... será que é o aquário que está com a água ruim ou é só esse peixe opaco que está velho e doente?
Data: 27/05/2013 Autor: Luiz Gonzaga
alimentação
estou utilizando bits beta e teta com sucesso.
Data: 16/04/2013 Autor: Carlos Santos
pergunta
alguem pode me dizer qual a melhor alimentação para a especie de peixe mato grosso
Data: 14/11/2012 Autor: Rodrigo Sant'anna
Mato Grosso
Quando os comprei pensei que andariam em grupo como os rodostomos, no começo ate andavam mas depois de adptados começao a desputar o territorio entre si, não se machucam é até legal de velos dançando um do lado do outro, so voltam a andar em bandos quando se sentem ameaçados.
Data: 14/11/2012 Autor: Rodrigo Sant'anna
Mato Grosso
Quando os comprei pensei que andariam em grupo como os rodostomos, no começo ate andavam mas depois de adptados começao a desputar o territorio entre si, não se machucam é até legal de velos dançando um do lado do outro, so voltam a andar em bandos quando se sentem ameaçados.
Data: 06/01/2011 Autor: Roberto Silva
neosn devorados
com certeza quem esta dizimando os neons são os bandeiras
Data: 05/01/2011 Autor: Roberto Silva

erica com certeza quem comeu os seus neons foram os bandeiras o mato grosso não tem este habito
Data: 10/11/2010 Autor: Érica Rigolon
mato grosso
tenho somente um mato grosso no aqua e ha uns dias coloquei 10 neons e cada dia um aparecia morto, sem rabo e sem cabeça. Desconfio q seja o mato grosso pois os outros q tenho sao pacificos: kinguio tetra negro, acara bandeira, espada e plati... alguem sabe me dizer???
Data: 25/09/2010 Autor: Leandro Augusto
tímido
Meus mato grosso são muito tímidos, ficam sempre escondidos atrás de uma pedra e só aparecem para comer. Reparei que quando não à ninguém por perto eles nadam por todo o áquario. Más compenssa telos, são muito bonitos.
Data: 02/08/2010 Autor: Sergio Araujo
peixe alegre
Tetra mato grosso e um peixe muito alegre, dar uma vida ao aquario impresionante (recomendo) aceita facil, qualquer tipo de alimentaçao mais de preferencia der alimento vivos ou congelado, pra ele atingir a coloraçao vermelhada bem forte
Data: 04/10/2009 Autor: João Artur Cavallet
Pergunta
Qual desses tetras é ou mais parece com o tetra preto???
Data: 08/03/2008 Autor: Sidney Gil
População harmoniosa e brincalhona...
Tenho 35 tetras Matogrosso no meu aqua de 300 l e estes convivem muito bem com 08 Dânios azuis, 12 discus, 18 corydoras, 15 paulistinhas e 06 labeos frenatus e bicolor. Recomendo a todos que queiram ver movimento no aquário, pois o cardume só nada junto e não pára (às vezes, fazem uma fila indiana cruzando todo o aqua). Abaixo o mito do peixe agressivo. Em cardume, estes se comportam maravilhosamente bem. Um abraço.
Data: 29/02/2008 Autor: Luciana Galhego
Tímidos a princípio...
Tenho 5 matogrossos, no começo não gostei muito deles pq eles ficavam escondidos no fundo do aquário atrás de algumas plantas. Só comiam quando a gente se afastava do aqua. Mas depois de um tempo (+/- 2 meses) e com algumas mudanças, eles mudaram o comportamento. Agora percorrem todo o aquário, as vezes até bicam a superfície, mas gostam de comer a ração dos peixes de fundo (ficam esperando cair). Só dão corridas entre eles mesmos. E quando bem iluminados ficam com as cores bem fortes, muito bonitos. Quando a luz fica desligada, ele fica esbranquiçado. Aprendi a gostar deles.
Data: 14/02/2008 Autor: Claudio Andreatta
Quarteto fantástico !
Tenho 4 deles no meu aqua de 240 lts junto com várias outras espécies, são peixes extremamente ágeis, alegres e fortes; nunca vi eles brigarem entre si ou com outro peixes; andam sempre juntos, é uma verdadeira família ! ! !
Data: 31/01/2008 Autor: Alberto Berthi
Turminha legal
Tenho 5 com mais 5 paulistinha e 5 tetris em um aquário de 70L. Se dão muito bem, ficam meio escondidos, mas quando fico um tempo na frente do aquário a curiosidade é maior e eles vem todos bem perto. Harmonia.
Data: 11/07/2005 Autor: Claudio Moura
Curioso!!
Tenho um Barbus Sumatrano Verde que apresentava um comportamento muito agressivo por ser único da espécie no aquário. Inseri neste aquário um pequeno cardume de Tetra Mato Grosso que adotou o Barbus, assim melhorando muito comportamento reprovável deste. O peixinho não abandona o cardume.
Data: 25/05/2005 Autor: Daniel Lazzarin
Resistência e beleza
Tenho 4 mato grosso no meu aqua de 140l e pretendo comprar mais 6. No início quando os introduzi tomaram conta do aquário, fazendo jus ao seu territorialismo, entretanto com o passar do tempo passaram a aceitar tranquilamente outras espécies. Ganhei um kinguio de presente e eles convivem muito bem, apesar de no começo eles terem importunado um pouco o peixinho dourado. Há poucos dias aqui em floripa uma frente fria fez a temperatura baixar a 10°C, dai a agua do meu aqua foi a 18 graus, pois o termostato estava fora da tomada (graças a minha empregada). Isto causou uma epidemia de íctio. Nenhum mato grosso pegou a doença, o que me deixou surpreso. Recomendo esse peixe a todos.
Data: 05/03/2005 Autor: Daniel Nicolau
peixe bonito e pacifico
possuo 17 desses e eles fican em tremenda armonia eles nao brigam nem entre-si nem com outros peixes e muito ativo.
Data: 05/03/2005 Autor: Daniel Nicolau
Peixe bonito e pacífico!
Possuo 17 desses e eles fican em tremenda harmonia. Eles não brigam nem entre-si nem com outros peixes.
Data: 06/02/2005 Autor: Tiago  Pereira Da Silva
Mato Groço
Eu tenho 3 mato groço no meu aquário, eles não me deram nenhum problema.
Data: 28/01/2005 Autor: Antonio Cavalcante
Peixe Pacifico
Tenho dois destes peixes em meu aquário de 80L e nunca apresentaram comportamento agressivo com nenhum dos outros (Neon, Paulistinha, Rodóstomo, Plati) entre outros.
Escolha outro peixe:
Destaques
Peixe em Latim?
Veja o significado em latim do nome dos seus peixes e plantas
Tabela de CO2
Veja a tabela de concentração de CO2 diluido na água do seu aquário
Busca
Palavra-chave:
 Enquete
Você faz trocas parciais no seu aquário de:
1 por semana
15 em 15 dias
1 por mês
Outros

Links
Acqua Mundo
EHEIM
Aquário M Santos
Mondo Sommerso
AQUAMAZON
© 2008 AquariOnLine