Peixes
 Plantas
 Galeria de Aquários
 Doenças
 Acessórios/Produtos
 Artigos
 Links
 Vídeos
 Glossário
 Publicações
Foto destaque
Espada
Topsites de Aquarismo
Seja bem-vindo
Cadastre-se e tenha acesso a todas as vantagens. Clique aqui
Usuário:
Senha:
- domingo, 26 de outubro de 2014
Home >> Peixes >> Beta

Foto divulgação Mucio de Biagio

Beta

Conhecido popularmente como peixe-de-briga, o Betta é uma espécie muito bonita e de comportamento curioso. Quando as nadadeiras flutuantes do macho ficam eretas e fazem um circulo completo é sinal de agressão. A fêmea tem nadadeiras bem mais curtas em relação à do macho. Na natureza, apresentam corpo marrom com riscos vermelhos e verde-fluorescente. Os machos são mais agressivos, por isso não podem ficar com outros machos no mesmo aquário.
Nome Popular: Beta
Nome Científico: Betta splendens
Familia: Anabantidae (Anabantídeos)
Origem: Tailândia e China
Sociabilidade: Sozinho
Comportamento: Territorial
pH: 7.0
Temperatura: 27ºC
Tamanho do Aquário: 30 litros
Tamanho do Peixe: 8 cm


Comentário(s):
Data: 10/05/2013 Autor: Tamires Da Silva Peixoto
me ajude!!!
Olá,eu tenho um peixe beta e esta comigo a 1 mês,esses dias para cá ele anda estrando não quer come nada e nem quer nadar. eu costumo trocar a água dele de 7 em 7 dias com água mineral natural mais como eu estava achando ele estrando troquei a água dele com 2 dias de uso...agora estou preocupada se ele vai morrer por que eu troquei a água dele de novo ou se ele já esta morrendo?é natural ele ficar assim??? me ajude????
Data: 03/10/2011 Autor: Anii Almeiida
2 bettas fêmeas !
Olá eu tinha 2 bettas femeas , Cuidando em um aquario de 6 a 7 litros ! Coloquei uma bomba de uma saida , os peixes estavam alegres até que um deles começou a se acanhar , só ficava no fundo do aquario ! Não estavam comendo direito ! Ai uma delas morreu ! Ficou só uma ! Ela está triste não come direito e se movimenta pouco ! Suspeito que ela esteja de Ictio ! Me ajudem galera ! Não quero perder isis , basta yasmin !
Data: 13/08/2011 Autor: Carolina Dos Santos
Peixe Betta Fêmea
Olá,comprei 3 bettas fÊmeas,no dia seguinte uma jé estava morta de manhã,de noite outra morreu e parece que a terceira tbm quer morrer.O que eu faço? Me ajude por favor!!!
Data: 28/05/2011 Autor: Lidiane  Vasconcelos
Sem saber...
Comprei dois betas meio sem querer... Um vermelhinho brilhante, embora pequeno (Sthayse), e outro azul avermelhado (Rafissa), grande e veloz.... Pensei que eram fêmeas, porém começaram a brigar, no começo achei q estavam brincando; foi tanta briga que Sthayse perfurou a barriguinha de Rafissa... Tive que providenciar urgente outro aquário... Rafissa não morreu, mas ficou amuada por um longo tempo. Foi ai q percebi q eu tinha um macho e uma fêmea. Agora estão felizes e mais lindos, a família toda adora!
Data: 10/04/2011 Autor: Juliana Santos
betas fêmeas
Olá! Gostaria de saber se a beta fêmea é sociável ou não. Gostaria de montar um aqua de 6L com betas fêmeas, não sei se é possível, em caso positivo, quantas são indicadas para esse espaço? Obrigada!
Data: 07/04/2011 Autor: Juliana Santos
bettas fêmeas brigam sempre???
Li ou ouvi em algum lugar que a partir de 5 bettas fêmeas juntas elas se equilibram e não brigam mais. Será verdade? Porque eu já tive 3 e elas brigaram, uma morreu, ficaram duas, que mesmo assim brigaram por muito tempo. Depois disso, quis misturar com outros peixes, colisas por exemplo, mas a betta perseguia todos os outros peixes. Acabei com 2 aquários, um de 2 L com uma betta e outro de 6 L com colisas e uma mocinha. Mas acho chato ter que cuidar de dois aquários... Será que é verdade que se eu comprar mais bettas fêmeas elas vão parar de brigar?
Data: 04/02/2011 Autor: Juliana Chervinski
Ajuda
Olá recentemente fiz uma viagem com o peixinho da minha filha, e quando voltamos notei que ele está muito triste. Dá a impressão que ele está descolorindo e parece esbranquiçado. Só fica no fundo do aquário dia todo. Já troquei a agua, diminui a alimentação, aumentei a alimentação mas nada adiantou seá que podem me ajudar? Agradeço.
Data: 22/01/2011 Autor: Dj Goku
Naruto
Minha beta briga q so a porra bate em qualquer uma ai ela ate come a outra viva nenhuma bate com ela o nome dela é naruto!!!!!!!!!!!
Data: 21/01/2011 Autor: Josiane Balland
Paulie, Coral e Sol
Tudo começou quando eu ganhei um Beta fêmea de lembrancinha do aniversério de um ano do filho de uma casal de amigos mergulhadores. Ela é linda, é azul com umas listras amareladas, finas e brilhantes, que dependendo da luz fica com um tom esverdeado. Batizei-a de Paulie, ela tem nadadeiras grandes e fartas, não como um macho, mas muito bonitas. Eu me apaixonei por ela, comprei um aquário maior e uma companheira de cor vermelho vivo que chamei de Coral. Depois de um tempo resolvi comprar mais uma, achei uma amaerlo-dourada muito bonita, e por causa da cor tem o nome de Sol. Tenho um aquário com o fundo de pedriscos, duas plantas e três conchas de caramujo, vazias, que limpei bem antes de colocar no aquário, Elas bricam muito, comem bem e eu as adoro!
Data: 15/01/2011 Autor: Jéssica Dos Santos
Onias, descance em paz.
Meu Betta morreu ontem, 14/01/11. Doença do veludo tratei tarde demais... Estou com muita saudade dele... :'(
Data: 05/01/2011 Autor: Lucas Jacquet Lemos
beta
Eu tenho um beta chamado armaldo ele fica muito feliz quando a minha mãe da comida pra ele
Data: 26/11/2010 Autor: Raisa Nogueira Medeiros
Descance em pais...
Meu peixe Leao morreu,estou com muita saudade dele.
Data: 18/11/2010 Autor: Alexsandro Ribas De Freitas
preciso de ajuda
meus betas se reproduziram, so que ao inves do macho cuidar dos ovos, quem esta cuidando e a femea, sera isso normal? sera que irão sobreviver os ovos? quem puder me mande a resposta.
Data: 04/11/2010 Autor: Jéssica  Dos Santos De Souza
Meu Beta Onias.
Oi pessoas, tudo bem? Quero tirar uma dúvida, qual o melhor alimnto vivo que posso oferecer ao meu peixinho BETA? Sei e li bastante que ele amam a Artêmia Salina mas queria mesmo, também, saber se a congelada faz mal. Poderiam me tirar essa dúvida, por favor? Sou aquarista de primeira viagem.
Data: 07/10/2010 Autor: Fatima Carvalho
Meu beta
Meu beta amanhã faz dois meses que ele está comigo, ele é uma gracinha, todo vermelho e com caldas imensas, é minha paixão. Em breve todos poderão vê-lo.
Data: 17/07/2010 Autor: Arthur Bezerra
meu peixe lindo
eu tenho uma betta que se arma dereto ie feroz
Data: 14/07/2010 Autor: Raisa Nogueira Medeiros
Raisa Nogueira Medeiros
Leao,meu beta,e liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo!!!
Data: 03/03/2010 Autor: Jessica Campos
betta
eu tenho um peixe betta ele é lindo mas se colocar-mos outro peixe la ele briga, quando que eu estou colocando sua comida ele pula eu tenho uma raiva
Data: 29/05/2009 Autor: Fernando Richard
muito chamativo
os bettas alem de brigão são muitos bonitos são bonitos ate de mais e muito chamativo
Data: 22/11/2008 Autor: Gustavo Mariano Tardivo
gosto de todos os peixes!!!
minha vó tem dois ama eles como se fose os filhos dela ela gosta da cor deles q são lindas e q não presisa de bomba!!!
Data: 17/07/2008 Autor: Lana Fordman

Eu tinha um Beta lindo.Ele era cobre com preto nas nadadeiras. Gostei muito de criar esse peixinho. Recomendo.
Data: 12/05/2008 Autor: Fernando Richard
bonito e populoso
este peixe é muito bonito ele é o mais bonito de todos do que eu tive no meu aquario ele é muito ativo quando eu desligo a bomba ele ja fica ativo e vai logo para sima comer eu gosto muito deste peixe e eu gosto ate hoje
Data: 10/03/2008 Autor: Ariane  Soares
Duvida
Ganhei um aquario de 2 litros seria possivel criar um beta nele . Fiquei com medo de comprar um peixinho para judiar dele.
Data: 04/01/2008 Autor: Lucas Almeida
Muito interessante!
Comprei mais dois bettas hoje hehehehe.. já tenho 4 agora.. três machos e uma fêmea.. Hoje quando cheguei em casa um dos machos havia feito várias bolhas de ar na superfície do aquário... creio eu que seja o tal "ninho", parecia uma espuminha!! Achei interessante,,, mas também não tinha entendido pq não tinha fêmea alguma perto deste...
Data: 16/05/2007 Autor: Julicca Shitsuka
Eles são lindos, resistentes e bem baratos de se cuidar!
Tenho dois betas, uma das vantagens dele, é que o aquário não precisa ter bomba! Eu os amo tbm porque suas cores são maravilhosas, e são peixes muito inteligentes! :)
Data: 09/11/2006 Autor: Junior Pereira
Momento único!
Já tive vários bettas diferentes, sempre mantive em aquários de pequeno porte, uma pena pôr ter 6 a 15 bettas requer espaço e por isso as tão faladas betteiras servem muito bem.. O momento mais lindo de se ver é a reprodução dessa espécie, desde o abraço nupcial a ver o betta, sempre taxado de brigão, se esforçando para carregar suas crias para as bolhas. É o melhor momento de se ver um betta mostrando seu valor.
Data: 04/08/2005 Autor: Lélia Crizantho
Bettas
Os bettas são peixes belos e explêndidos. Acho um absurdo criá-los em uma betteira. As pessoas confundem o "pode sobreviver" com o "viver". Quando eu era criança eu criava betas em pequenos aquários, até que um dia eu montei um aqua de 30L e coloquei um beta lá, as diferenças foram visíveis, ele que era róseo com as dadadeiras vermelhas e levemente azul passou a ficar muito iridescente, sendo possível perceber isso sem a iluminação no aqua, as nadadeiras aumentaram um pouco o tamanho dando para perceber uma certa diferença de cor na parte que havia crescido e ele deixou de ser aquele peixe parado e começou a nadar o dia todo como um peixe de cardume comum... Sem falar que ele viveu quase 5 anos.... geralmente em beteiras eles ficavam uns 2 a 3 anos no máximo e era comum notar deformações na nadadeira. Quando colocar o beta em aquário comunitário tome cuidado com os seus parceiros, pois muitos peixes costumam perseguir o beta, eu recomendo peixes de fundo como cascudos, mocinhas, dojos, cobras kuhli etc.
Data: 02/07/2005 Autor: Murilo Macionk
Beta
Já tive alguns betas quando fui criança, são peixes muito resistentes e de fácil cuidado!
Data: 14/05/2005 Autor: Fabrício Caramello Ortins Samp Sampaio
O PEIXE DE BRIGA!
Há uma diferença de peixes agressivos e os territorialista, o beta é territorialista, vive sozinho. Eu tive uma oportunidade de ver dois betas machos brigando, {[primeiro foi bonito, os dois betas se abriram um colado no outro, mas depois..., pra quem gosta de uma violencia...}]. A reprodução desse peixe é fácil, é só botar: - primeiro bote o macho em um aquário de 20 litros, e uma fêmea de 2 litros, bote junto com o aquário do macho, para que ele possa ver ela, mas ela tem que estar com o ventre recaído! - espere 48 horas, se ele tiver feito as bolinhas coloque ela. - ele irar começar uma persegirsão sobre ela, com intuição para leva-la ao ninho de bolhas. - ela irá se entregar ao macho e aí ele fecundará os ovos com o abraço, depois retire a fêmea. - ele ira cuidar dos ovos ate eles conseguirem nadar livremente, aí retire-o. Eu consegui fazer essa reprodução, até que os alevinos nasceram, e aí morreu tudo, um por um. Os betas são peixes bonitos, e que chegam a reconhecer o dono!
Data: 24/05/2004 Autor: Paulo Souza
Reprodução
A reprodução do Betta não e lá tão simples. No início, até o 3º dia é sim , muito fácil, o complicado é manter a ninhada viva até a fase adulta, pois requer alimentação peculiar, atenção à temperatura entre outros cuidados.
Data: 28/02/2004 Autor: José Fernando Miranda Junior
Betta
Fico maravilhado com a atenção que o pai da aos filhotes, são dias de grande trabalho para ele, pois tem de cuidar de mais de 100 filhos que não param nem um minuto. O Betta é um peixe que me chama muito a atenção, sou apaixonado por eles. Sua cores e seu comportamento me fascinam.
Data: 23/12/2003 Autor: Tiago Braz
Betta
Peixe incrível e muito resistente! E por ser da família dos anabantídios não precisa de aeração mas ao contrário do que todos pensam ele pode sim abitar aquários comunitários! tambem e fácil de se reproduzir em cativeiro. Enfim e um dos meus favoritos
Escolha outro peixe:
Destaques
Nishikigoi - O Rei dos peixes
A carpa é um peixe ciprinídeo, pacífico, traz sorte e de fácil criação
A era dos Aquários
A nova onda dos ricos são tanques que chegam a custar até R$ 200 mil
Busca
Palavra-chave:
 Enquete
Você faz trocas parciais no seu aquário de:
1 por semana
15 em 15 dias
1 por mês
Outros

Links
Mondo Sommerso
Ecoanimal
O Aquário
AquarioMania
Tetra Brasil
© 2008 AquariOnLine